23:12

1 de Novembro e o Pão-por-Deus


Pão-por-Deus

Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.
Esta tradição teve origem em Lisboa em 1756 (1 ano depois do terramoto que destruiu Lisboa). Em 1 de Novembro de 1755 ocorreu o terramoto que destruiu Lisboa, no qual morreram milhares de pessoas e a população da cidade, que era na sua maioria pobre, ainda mais pobre ficou.
Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de Novembro), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de minorar a situação paupérrima em que ficaram.
As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dado grassar a fome pela cidade. E as pessoas pediam: "Pão por Deus".
Esta tradição perpetuou-se no tempo, sendo sempre comemorada neste dia e tendo-se propagado gradualmente a todo o país.
Até meados do séc. XX, o "Pão-por-Deus" era uma comemoração que minorava as necessidades básicas das pessoas mais pobres (principalmente na região de Lisboa). Noutras zonas do país, foram surgindo variações na forma e no nome da comemoração. A designação indicada acima (Dia dos Bolinhos) em Lisboa nunca foi utilizada, nem era sequer conhecido este nome.
Nas décadas de 60 e 70 do séc. XX, a data passou a ser comemorada, mais de forma lúdica, do que pelas razões que criaram a tradição e havia regras básicas, que eram escrupulosamente cumpridas:
- Só podiam andar a pedir o "Pão-por-Deus", crianças até aos 10 anos de idade (com idades superiores as pessoas recusavam-se a dar).
- As crianças só podiam andar na rua a pedir o "Pão-por-Deus" até ao meio-dia (depois do meio-dia, se alguma criança batesse a uma porta, levava um "raspanete", do adulto que abrisse a porta).
    A partir dos anos 80 a tradição foi gradualmente desaparecendo e, actualmente, raras são as pessoas que se lembram desta tradição.
    No entanto, datas que não têm nada a ver com as tradições portuguesas, mas que comercialmente são mais "atraentes" para o comércio, são adoptadas rapidamente (caso do Dia das Bruxas, do Dia dos Namorados e afins).
    Até a comunicação social, contribui para o empobrecimento da memória colectiva. Neste dia todas as estações de TV, Rádio e jornais, falam no Halloween, ignorando completamente o "Pão-por-Deus".

    4 comentários:

    1. Sofia,
      Bonito post este. É sempre bom conhecer as tradições deste nosso Portugal pequenino, mas encantado. Esta tradição desconhecia e agora sinto-me mais rica por causa da tua partilha.
      Obrigada.
      Beijinhos

      ResponderEliminar
    2. Querida Sofia,
      Que engracada coincidencia pois ainda ontem falamos ca em casa nesse assunto e muito lamentei a perda da tradicao do "Pao por Deus" tendo sido substituida por importacoes de usos e costumes que nao sao nossos. Enfim,sao as gerras comerciais.
      Beijinhos e gostei muito do teu texto.
      Maria

      ResponderEliminar
    3. No conselho de Torres Vedras a pouco mais de 60 km de Lisboa ainda se assinala a data e pelo contrário, como até há pouco tempo era feriado religioso só se dava o pão por Deus Às crianças depois das 13h uma vez que a missa era às 12h, em A dos Cunhados. Alguns miúdos corriam de manhã as aldeias vizinhas, que tinham as suas missas mais cedo e de tarde faziam na aldeia. Quando deixou de ser feriado fazem com as escolas: JI e primária e ao final do dia com os amigos/pais, quando se trata de crianças muito pequenas :D

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Olá :) Os meus pais são de muito perto de A-dos-Cunhados :) Zona linda onde morei durante muito tempo! Beijinhos

        Eliminar

    Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

    Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

    Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger