08:00

Broas dos Santos

Neste primeiro dia de Novembro em que se celebra o Dia de Todos os Santos e que é tradição na terra dos meus Pais (Lourinhã) as crianças irem ao Pão-por-Deus, decidi fazer as broas dos santos que a minha Mãe fazia quando eu tinha a idade dos meus filhos.
Confesso que a única vez que fui ao Pão-por-Deus bati à porta do meu vizinho da frente e voltei para casa com vergonha :o)

Aqui fica a receita das Broas dos Santos da minha Mãe:

500g de farinha de trigo
250g de açúcar
1 c sopa de canela
1 c sopa de erva doce
1 saqueta de Fermipan ou 20g de fermento fresco
1 ovo
1,5 dl de leite
30g de margarina
raspa de 1 limão
sal
1/2 cálice de aguardente ou whisky
100g de nozes
100g de corintos (não coloquei pq a minha pequenina não gosta)
100g de pinhões
Amêndoas para enfeitar as broas
1 ovo para pincelar

Mistura-se a farinha com o sal, a erva doce, a raspa de limão a canela e o açúcar.
Abre-se um buraco no centro da mistura de farinha e coloca-se o ovo batido, o leite morno misturado com a saqueta de fermento ou o fermento fresco, o whisky e a margarina. Amassa-se tudo muito bem e adicionam-se os frutos secos e mistura-se tudo bem até ficar homogéneo.
Tendem-se broas pequeninas e colocam-se em tabuleiro com farinha ou em alternativa num tapete de silicone. Tapam-se com um pano e abafam-se com um cobertor em locar quente durante mais ou menos 1 hora.
Pincelam-se as broas com ovo batido e coloca-se uma amêndoa em cima de cada broa. Leva-se ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficarem douradinhas.
Colocar num cesto forrado com um pano grande e abafar as broas para não ficarem duras.



    "Pão por Deus,
    Fiel de Deus,
    Bolinho no saco,
    Andai com Deus."

20 comentários:

  1. Devem ser uma delícia estas broas.
    Têm um aspecto delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que boas que ficaram uauuuuu,lindas, beijokinhas feliz dia de feriado

    ResponderEliminar
  3. Que lindas estão as tuas broas!
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Adoro ficaram lindas...Bjinhos
    http://nacozinhadasonia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela partilha, são fáceis de fazer e são optimas.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, pela receita.

    Sou natural da Lourinhã(vivo em Torres Novas á 44 anos), e achei muito interesante encontrar uma receita de broas da minha Lourinhã, vou fazer!

    mais uma vez obrigado.
    Álvaro

    ResponderEliminar
  7. olá....
    Adorei o aspecto e excelente sugestão :)......................
    Beijocas
    Leonor
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. ficaram mesmo lindas e devem estar muito saborosas ;)

    ResponderEliminar
  9. que maravilha, devem ser delicias

    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
  10. Essas broas têm óptimo aspecto.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Dá para usar fermento royal? O que se usa para os bolos!

    Queria fazer esta receita amanhã mas não tenho o fermento que indicou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :-) com o fermento royal não obterá os mesmos resultados. Esta massa precisa de levedar para ficar mais leve, senão ficam secas e pesadas.
      Beijinhos e bons cozinhados :-)

      Eliminar
  12. Lindas e deliciosas! Adorei teres lembrado o pão por Deus, a nossa tradição um pouco esquecida, quando era pequena la ia eu de porta em porta com pouca vontade por ser envergonhada...
    Beijinhos
    Ana
    http://receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
  13. Sofia,
    Hoje vou experimentar.
    Obrigada à tua mãe também.
    Bj

    ResponderEliminar
  14. Sofia,
    Hoje vou experimentar.
    Obrigada à tua mãe também.
    Bj

    ResponderEliminar
  15. Descobri ontem esta receita. Fi-la e ficaram umas broas ESPECTACULARES. Excelente Receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Fico tão feliz que gostou. Obrigado pelo feedback.
      Bons cozinhados! <3

      Eliminar
  16. Fico encantada encontrar uma receita da Lourinhã, eu sou da Lourinhã e moro na Alemanha á muitos anos.Sou educadora e bou fazer esta receita com os meus meninos. Obrigada.ps,posso fazer com farinha kamut?

    ResponderEliminar
  17. Olá Sofia tambem sou da Lourinhã e acabei de fazer as broas dos Santos,estão uma delicia,fiz com farinha kamut .

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger