06:49

Torta de laranja com creme de pasteleiro / Orange roulade with pastry cream

O meu filho adora ajudar-me na cozinha. Na sexta feira meteu na cabeça que queria fazer um bolo, e então lá foi ele procurar nos meus livros de culinária. Encontrou esta receita de torta de laranja, que ficou um mimo! Tem uma forma diferente das outras que estou habituada a ver. Mas, talvez por isso, resultou muito bem e ficou muito fofinha, saborosa e enrolou-se com relativa facilidade.
A receita original sugere que se recheie o interior com doce de framboesas, mas como a minha filhota não ia gostar, fiz creme de pasteleiro. Foi a melhor torta que já provei!


My son loves helping me in the kitchen. On Friday all he wanted was to make a cake, and then there he was looking in my cookbooks for a recipe. He found this recipe for orange roulade, which was a treat! It's made in a different way from othersroulades that I'm used to seeing. But, maybe because of that, it worked very well and was very soft, tasty and it rolled  up with relative ease.
The original recipe suggests a filling of raspberry jam, but as my little girl would not like it, I made cream pastry. It was the best pie I've ever tasted!


Ingredientes:
6 ovos
180g de açúcar em pó
150g de farinha com fermento
30g de Becel líquida
raspa e sumo de duas laranjas
açúcar e canela para decorar
creme de pasteleiro (receita aqui)

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e untar.
Na batedeira, bater as claras em meio castelo. Nessa altura juntar o açúcar e continuar a bater até formar um merengue firme. Com cuidado juntam-se as gemas, o sumo e a raspa de laranja. Envolve-se bem a farinha e a Becel líquida. Espalha-se a massa no tabuleiro e leva-se ao forno durante 20 minutos.
Desenforma-se num pano polvilhado com açúcar e barra-se com o creme de pasteleiro. Enrola-se com cuidado e deixa-se arrefecer. Decora-se com canela a gosto.

(Fonte: O melhor da cozinha Portuguesa - volume 1)



Ingredients:
6 eggs
180g icing sugar
150g self-raising flour
30g of liquid Becel
zest and juice of two oranges
sugar and cinnamon for garnish
pastry cream (recipe here)

Preheat oven to 180ºC. Line a tray with parchment paper and grease.
Using an electric mixer, beat the egg whites for 1 minute. At this point add the sugar and continue to beat until it forms a stiff meringue. Carefully add the egg yolks, orange zest and juice. Mix in the flour and the liquid Becel. Spread the dough into the tray and bake for 20 minutes.
Unmold on a cloth sprinkled with sugar and cover with pastry cream. Roll up carefully and allow to cool. Decorate with cinnamon to taste.



14 comentários:

  1. Aí Sofia és mesmo a minha desgraça... Mais uma receita que me deixou de olhos presos ao ecrã! Tenho tanto receio de fazer tortas... Partem-se todas! Mas esta vou mesmo fazer! Tem de ser... Fiquei a babar uma vez mais... Excelente domingo para ti!

    ResponderEliminar
  2. Que boa sugestão para a sobremesa de hoje :)
    Ficou uma delicia :D

    ResponderEliminar
  3. A torta ficou linda e parece estar bem fofa!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que dizer...uma verdadeira delicia!

    Bjs,

    Paula Vieira

    ResponderEliminar
  5. Sofia, que boa escolha a do teu filho, esta torta para além de ter ficado perfeita deve ser uma delicia.
    Eu faço um pão de ló assim e fica sempre perfeito
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Mas que aspecto bomm :)...
    Esse recheio está de babar!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha! Eu gostei. Uma verdadeira delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Querida Sofia
    Sou apaixonada por creme de pasteleiro e salivei ao ver a tua torta.
    Parabéns pela excelente receita!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  9. AMIGA SOFIA ,deixe que a trate assim .ASSIM SIM vale a pena ver uma receita,ensina como fazer de uma forma extraordinária,sensível e muito competente, ao ver sua tarte e a torta,a forma como consegue exprimir-se, e como estive-se aqui na minha casa me ensinando ,o que procuro já algum tempo,amiga SOFIA a senhora e certamente uma pessoa muito sensível, mostra tudo como fazer tão direitinho que tudo ficou MARAVILHOSAMENTE na perfeição, foi a primeira vez que foi a sua pagina , obrigada que DEUS a ajude a ser sempre assim agora não a quero perder. MARIA HELENA 27 Janeiro de 2013 as 03,37 minutos

    ResponderEliminar
  10. Sofia, amei a receita. Deu água na boca. Que torta MARAVILHOSA.
    Estou amando suas receitas. Beijos,
    Luciana do Brasil

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger