00:46

Visita aos Frutos de Vettonia e uma receita de Outono

A convite dos Frutos de Vetonia, fui visitar as suas instalações, plantações e aprender um pouco mais sobre todo o processo que vai desde a plantação das árvores até ao embalamento da noz. Vou explicar de forma sucinta como tudo se desenrola até a noz ser embalada e no fim ainda haverá uma receita que é uma celebração ao Outono, com marmelos, mel, especiarias e, como não podia deixar de ser, a noz dos Frutos de Vettonia.

Na minha visita aos Frutos de Vettonia no Montijo, Espanha, uma das primeiras coisas que aprendi foi que há nogueiras fêmeas e nogueiras machos e para que cresçam as nozes que tanto gostamos, é preciso que ambas as árvores sejam plantadas para que haja polinização.


No mês de Outubro apanham-se as nozes, que são lavadas para retirar a casca exterior e ficar apenas a noz com o aspecto que conhecemos. De seguida são transferidas para um secador onde ficam durante 3 dias.






Depois de secas, as nozes são separadas por calibre, processo que é efectuado na máquina apresentada na foto abaixo.



De seguida uma parte das nozes são transferidas para outra máquina que descarta as estragadas e embala as nozes inteiras. Outras são introduzidas noutra máquina que as descasca e que as separa por metades ou por pedaços. No fim são pesadas e embaladas a vácuo em embalagens para venda, por um funcionária.



As cascas são também vendidas para lenha.

De uma forma muito (muito!) resumida é assim que se chegam às nozes que os Frutos de Vettonia vendem. Uma nozes deliciosas, bonitas, com verdadeiro sabor a noz.
É importante referir que o controlo sanitário nas plantações é feito através de um Sistema de Protecção Integrada e que estas nozes são criadas de forma sustentável, o que é cada vez mais importante

Para quem estiver interessado, podem consultar o site dos Frutos de Vettonia.


Agora a receita! Com os marmelos que a minha sogra trouxe do nosso terreno no Alentejo, com o mel "caseiro" alentejano e com as nozes grandes e deliciosas que trouxemos dos Frutos de Vettonia fiz estes marmelos assados no forno com mel e nozes. As nozes torradas dão um sabor e textura incrível a estes singelos marmelos, que nos faz fechar os olhos e celebrar este início de Outono, que nos traz todos estes maravilhosos ingredientes.





MARMELOS ASSADOS COM MEL E NOZES
(Receita adaptada "daqui")

Ingredientes:
4 marmelos médios
2 ou  3 colheres de sopa rasas de açúcar
1 pau de canela
2 estrelas de anis
meio litro de água
1 tira de casca de limão
3 colheres de sopa de mel
nozes a gosto

Preparação
Mistura-se a água, o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e as estrelas de aniz num tacho. Descascam-se os marmelos, retira-se o caroço, cortam-se em quartos e introduzem-se de imediato na água com açúcar. Deixa-se cozer 30 a 45 minutos (depende dos marmelos). Quando se conseguir espetar com facilidade a ponta da faca no marmelo, pode-se apagar o lume.
Transferem-se os marmelos para uma travessa de ir ao forno e rega-se com a calda que se formou e coloca-se também o pau de canela e as estrelas de anis. Colocam-se as nozes por cima e rega-se com o mel. Leva-se a forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de meia hora.
Servir morno ou frio. 



3 comentários:

  1. Esses marmelos têm um aspeto divinal! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bela visita e que belos marmelos!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Sofia,
    Gostei da explicação do processo das nozes e gostei muito da receita, sabe sempre bem nestes dias já de algum frio.
    bjs

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger