08:07

Profiteroles com recheio de whisky

No Natal passado fiquei responsável pelas sobremesas, o que me deixou super entusiasmada. Adoro fazer sobremesas! Vá, chamem-me gulosa! Sou mesmo e a minha família também.
MAS, voltando aos profiteroles! Tinha uma receita do Chef Raymond Blanc eu estava mortinha por a fazer. Adoro a forma de cozinhar deste Chef, e todas as receitas dele que já fiz foram um sucesso.
Não se deixem intimidar pelos profiteroles. São simples de fazer, mas é preciso ter paciência e tempo para os fazer. No fim terão umas jóias lindas para terminar a refeição!


PROFITEROLES COM RECHEIO DE WHISKY
(RECEITA DE RAYMOND BLANC)

Ingredientes: (faz cerca de 40)

para os choux:
125ml de água fria
125g de leite (não é engano! é mesmo para pesar)
50g de manteiga
5g de açúcar
1 pitada de sal
150g de farinha sem fermento
4 ovos médios
açúcar perolado ou cubos de açúcar partidos
icing sugar

para o creme de whisky:
300ml de leite
1 vagem de baunilha
40g de açúcar + 40g de açúcar
7 gemas de ovo
20g de farinha sem fermento
20g de amido de milho
1 colher de sopa de whisky
150g de manteiga à temperatura ambiente

Procedimento:

Choux:
Aquecer o forno a 180ºC. Colocar a água, o leite, a manteiga, o açúcar e uma pitada de sal, num tacho. Deixar levantar fervura e retirar do lume. Junta-se a farinha de uma só vez e mexe-se energicamente com uma colher de pau até a farinha ficar completamente incorporada. Levar novamente ao lume durante 2 minutos e mexer até a massa se descolar do tacho.

Transfere-se a massa para uma tigela larga e deixa-se arrefecer até ficar morna. Adicionar um ovo de cada vez, mexendo bem até cada ovo ficar completamente incorporado.
Forrar 2 tabuleiros grandes com papel vegetal. Transferir a massa para um saco de pasteleiro com bico de 1cm de diâmetro e fazer 40 montinhos do tamanho de uma moeda de 2 euros. Com um dedo molhado elimina-se o bico que o saco de pasteleiro deixa no topo de cada montinho, para que não queime. Polvilha-se com o açucar perolado e leva-se ao forno durante cerca de 20 minutos. Se não estiverem bem sequinhos e firmes, deixem cozer mais 5 minutos. Transferir para uma rede e deixar arrefecer completamente.

Creme de whisky:
Abrir a vagem de baunilha com uma faca, retirar as sementes com as costas da faca e juntar ao leite. Levar o leite ao lume com as sementes, o que resta da vagem de baunilha e 40g de açúcar. Deixar aquecer até o leite começar a fumegar, mas sem ferver. Numa tigela bater as gemas e os restantes 40g de açúcar com uma vara de arames até a mistura ficar clarinha e o açúcar estar dissolvido. Adicionar a farinha e o amido de milho peneirados e misturar bem.

Retira-se a vagem de baunilha do leite. Junta-se metade do leite aromatizado à mistura de gemas e mexer com a vara de arames. Volta-se a juntar ao leite que ficou no tacho e leva-se a lume brando, mexendo sempre, sem parar durante cerca de 5 minutos, até engrossar. Transferir o creme de imediato para um tabuleiro e tapa-se com película aderente, que deve ficar em contacto com o creme para que não forme uma camada grossa e seca na superfície.

Quando estiver fria, transfere-se o creme para uma tigela e bate-se com uma batedeira para que fique bem cremoso. Junta-se o whisky e quando estiver bem incorporado, adiciona-se uma colher de sobremesa de manteiga (importante estar bem macia e à temperatura ambiente, mas não derretida) de cada vez, esperando que seja incorporada antes de juntar mais manteiga.

Quando a manteiga estiver completamente incorporada, transfere-se o creme para um saco de pasteleiro com um bico de rechear ou um bico de 1/2 cm de diâmetro ou menos. (tenho pena de não me ter lembrado de tirar fotografia ao creme, mas quando me lembrei já não havia nada para fotografar!).

Fura-se cada choux na base e recheia-se com o creme. Coloca-se numa travessa grande e polvilha-se com icing sugar. Servir de seguida. (Aguentam cerca de 2 horas antes de começarem a amolecer devido ao recheio)

Divirtam-se e deslumbrem a vossa família com estes deliciosos profiteroles neste fim de semana!



3 comentários:

  1. Que lindos e adorei o recheio (diferente),

    beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos! Há muitos anos que não faço! Tenho de experimentar esta receita! Vejo muito pouca televisão por isso é raro calhar quando dá o programa do chef Raymond mas por acaso vi o programa em que ele fez os profiteroles e na altura não tive oportunidade de anotar nada, por isso vou levar a receita! Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger