23:14

Empanadas de Abóbora, Nozes e Feta - Sexta-Feira Vegetariana

Hoje começou o Outono e eu não resisti em fazer uma refeição vegetariana a condizer com a nova estação. Confesso que prefiro o Verão, porque é quando tenho os meus filhos o dia inteiro comigo e porque vamos todos juntos para a praia onde os vejo a brincar com o pai. Mas o Verão acabou, e para o ano há mais.

Contudo o Outono tem coisas que eu adoro. Os frutos secos, as castanhas, os marmelos, as abóboras e as uvas. E foi a pensar nas nozes e na abóbora que fiz estas empanadas. Com uma massa muito fofa e com um recheio enriquecido com especiarias e ervas aromáticas. 

São extremamente simples de fazer e têm a vantagem de se poderem congelar, para mais tarde se poderem fazer e levar na marmita ou para acompanhar uma sopa reconfortante.







EMPANADAS DE ABÓBORA,
NOZES E FETA

Ingredientes (para 16 empanadas individuais):

para a massa:
375ml de água morna
2 colheres de chá de fermento para pão (liofilizado)
1 colher de chá de açúcar
600g de farinha sem fermento
1 pitada de sal
60ml de azeite

para o recheio:
600g de abóbora descascada e cortada em cubos grandes
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de salsa picada
1/2 colher de chá de cominhos moídos
1 pitada de pimenta caiena
1 colher de chá de sementes de coentros moídos
2 colheres de sopa de cebolinho picado
150g de queijo feta
50 g de nozes Frutos de Vettonia picadas grosseiramente
1 ovo
sal e pimenta a gosto


Preparação:


Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Começa-se por preparar a massa. Mistura-se a água morna (não pode estar demasiado quente senão mata o fermento), com o açúcar e o fermento. Deixa-se repousar durante 5 minutos para activar o fermento.

Quando a mistura estiver espumosa, junta-se à farinha, com o sal e o azeite. Mistura-se tudo na batedeira com o gancho de amassar pão, até a massa se descolar das paredes. Também podem fazer à mão, nesse caso deverão amassar durante 10 minutos até a massa estar elástica e não se cole às mãos.

Colocar a massa numa tigela funda e tapar com película aderente. Deixar levedar durante 1 hora ou até a massa dobrar de volume.

Entretanto faz-se o recheio. Para isso colocam-se os cubos de abóbora num tabuleiro forrado com folha de alumínio, temperam-se com sal, pimenta e o azeite.

Leva-se a assar durante cerca de 20 minutos ou até a abóbora estar macia.

Retira-se do forno e esmaga-se grosseiramente a abóbora com a ajuda de um garfo. Transfere-se a abóbora esmagada para um passador e retira-se o excesso de líquido.

Volta-se a colocar a abóbora esmagada num tigela, junta-se a salsa, os cominhos, a pimenta caiena, os coentro moídos, o cebolinho, o queijo feta partido grosseiramente, as nozes, sal e pimenta e mistura-se tudo.

Quando a massa estiver levedada, transfere-se para a bancada ligeiramente enfarinhada e corta-se em 16 pedaços iguais.

Forma-se uma bola com cada pedaço de massa.  Com cada pedaço de massa forma-se um círculo e recheia-se com 1 colher de sopa de recheio de abóbora. Pincela-se as bordas da massa, fecha-se como um rissol e dobrar as pontas ou pressionar com um garfo para unir as bordas. Pincelar com ovo.

Repetir a operação com o resto da massa e recheio.

Colocam-se as empanadas em 2 tabuleiros grandes forrados com papel vegetal. Podem também levar um tabuleiro com as empanadas ao congelador e, quando estiverem congeladas, transferem-se para um saco de congelação.

Levam-se as empanadas ao forno durante 20 minutos, se forem assadas logo de seguida, ou durante 40 minutos, se estiverem congeladas.

Servir quentes ou à temperatura ambiente com uma salada de agrião.


1 comentário:

  1. Cá em casa todos gostam de peixe, gostam muito de carne mas a verdade seja dita sabe sempre bem uma comidinha vegatariana de vez em quando.
    As empanadas estão com excelente aspecto.
    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger