18:29

Ferraduras (sem farinha de trigo)

Tenho um pai muito guloso que adora miminhos feitos pelos filhos, e há uma coisa que ele adora que lhe leve... BOLOS! Daqueles sequinhos comos os bolos de festa das aldeias, ou de muffins, ou bolos como pão de ló, bolo de laranja e até mesmo de alfarroba. Mas há uma coisa a que ele não resiste. Ferraduras! O meu pai adora ferraduras! Desaparecem num instante e eu gosto de fazer para ele.

Agora que já tem mais idade e precisa de tomar mais cuidado com o que come, eu faço por lhe levar bolinhos mais saudáveis, e neste caso, ao fazer a receita de ferraduras da Ana Rita do blog "Bem Bons" (receita que já fiz vezes sem conta!!) decidi deixar a farinha de trigo de lado e usei a farinha de espelta. Caso tenham dúvidas de como usar esta farinha consultem o post de 16 de Setembro, onde explico tudo sobre esta farinha, na nova rubrica "Muito Mais Do Que Trigo" que sairá sempre aos Sábados.

Nem se dá pela mudança da farinha e as ferraduras ficam divinais! Se nunca fizeram experimentem, seja com farinha de trigo ou com farinha de espelta, resulta sempre, desaparecem num instante e deixam um cheirinho fabuloso a erva doce pela casa.





FERRADURAS
(SEM FARINHA DE TRIGO)

Ingredientes:

300g de farinha de espelta
125g de açúcar amarelo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva doce moída
raspa de 1 limão
130ml de azeite
3 ovos + 1 gema (para pincelar)


Preparação:

Começa-se por pré-aquecer o forno a 200ºC e forra-se um tabuleiro grande com papel vegetal.

Na tigela da batedeira (também pode ser feito facilmente sem batedeira) mistura-se a farinha de espelta, o açúcar amarelo, o fermento, a canela, a erva doce e a raspa de limão.

Aquece-se o azeite no microondas até ficar morno, adiciona-se à farinha e mistura-se.

Com a batedeira ligada, junta-se um ovo de cada vez, batendo até a massa ficar homogénea.

Deita-se a massa numa bancada enfarinhada com farinha de espelta, e caso ainda se cole às mãos, amassa-se com um pouco mais de farinha até deixar de pegar às mãos.

Divide-se em bolinhas do tamanho de clementinas, faz-se um rolinho com cada um e dá-se a forma de uma ferradura.

Pincela-se com a gema misturada com um pouco de água e leva-se ao forno durante cerca de 20 minutos, ou até estarem dourados.

Transferir para uma rede e deixar arrefecer. Guardar num recipiente hermético.


3 comentários:

  1. Vou experimentar. Sou como o seu pai, adoro um bolo seco com chá ou café.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Andava a passear pelo teu blog porque já não o fazia há um tempo, shame on me... e vi estas ferraduras e pensei " olha são parecidas com as minhas..." Claro eu não sabia sequer que a receita era adaptada da minha, nem que tu já as havias feito mais vezes, shame on me again!!! Como é que eu deixei passar isto? Bem, tenho te a dizer que hei de fazer com esta nova farinha pois ando a evitar o trigo e ficaram tão lindas que me parece que nem se vai notar muito a diferença.
    Ahhh e tenho te a dizer que adoro a nova rubrica do "muito mais que trigo" e já tenho o teu bolo de banana sem gluten impresso para fazer um dia destes!!!

    Bjokas minha linda e obrigada pela referencia ao meu ( preguiçoso) blog.
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma querida! Sabes que adoro o teu blog (se não sabes ficas a saber!).
      A tua bola de carapau de conserva, é uma das minhas receitas preferidas, que repito tantas vezes e a minha família adora.
      Depois mostra-me o teu bolinho.
      beijocas grandes!

      Eliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger