07:54

Jaquinzinhos Fritos com Arroz de Tomate

Hoje trago-vos uma receita portuguesa bem tradicional. Agora que os jaquinzinhos já são legais, fui à praça de Benfica à procura deles. É verdade que estes não são dos mais pequenos, mas são igualmente deliciosos.

Aconselho a que peçam para arranjar os carapaus, isto é, retirar as tripas, porque têm muita areia e é uma tarefa um pouco morosa para fazer em casa. Afinal de contas, também temos de descansar e fazer comida caseira não inplica passar horas a arranjar peixe. Se os carapaus forem um bocadinho maiores peçam também para tirar a serrilha de ganham da cauda à cabeça.

Este arroz de tomate não leva açúcar, como é habitual. Isto deve-se ao facto de eu juntar o vinho do Porto, que já é doce. O vinho confere um sabor fantástico ao arroz, experimentem. Já agora não estranhem o facto de eu usar arroz agulha. Gosto do arroz de tomate soltinho, mas se preferirem o carolino, é só substituir e juntar a água que for necessária para ficar malandrinho.





JAQUINZINHOS FRITOS COM
ARROZ DE TOMATE

Ingredientes (para 4 pessoas):

para o arroz de tomate:
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
4 colheres de sopa de azeite
4 tomates grandes bem maduros e descascados
1 colher de sopa de vinho do Porto
água a ferver
4 mãos cheias de arroz agulha
sal, pimenta qb
coentros
limão para decorar

para os carapaus:
500g de carapaus pequenos
farinha de milho ou de trigo
óleo
sal

Preparação:

Colocam-se os carapaus já arranjados num alguidar e temperam-se com bastante sal grosso. Não se preocupem com o excesso de sal porque só uma pequena parte será absorvida, o restante será retirado porteriormente. Guarda-se no frigorífico, tapado.

Aquece-se uma panela com o azeite. Junta-se a cebola e o alho picados e deixa-se fritar até a cebola estar translúcida. Junta-se o tomate cortado em pedaços pequenos e mexe-se. Deixa-se cozinhar tapado durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junta-se o vinho de Porto.

Junta-se o arroz, mexe-se e adiciona-se a água até tapar o arroz. Tempera-se com sal e pimenta, tapa-se e deixa-se cozinhar em lume brando. Caso o arroz esteja a ficar seco e ainda não esteja cozido, junta-se mais água a ferver.

Enquanto o arroz coze, fritam-se os carapaus. Elimina-se o excesso de sal dos carapaus e passam-se por farinha. Fritam-se em óleo quente até ficarem douradinhos (2 a 3 minutos, dependendo do tamanho do carapau). Colocar os carapaus em papel absorvente para eliminar qualquer excesso de óleo.

Quando o arroz estiver quase pronto, rectificam-se os temperos, desliga-se o lume, tapa-se e deixa-se repousar por 5 minutos.

Transferir o arroz para uma travessa, polvilhar com os coentros picados e decorar com gomos de limão. Servir de imediato com os jaquinzinhos.



4 comentários:

  1. Gostei da sugestão do vinho do Porto para o arroz. Fiquei com saudades dos jaquinzinhos, lembro-me de ter ido a Lisboa e ir com a família come-los, foi um almoço inesquecível.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Há anos que não como , comia quando era solteira na casa da minha mãe.
    Que maravilha deu-me saudades.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Adoro, quem faz algumas vezes é a minha mãe.
    Uma refeição bem reconfortante, uma delícia.
    Beijinhos.

    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Muito bem. Vou experimentar o vinho do Porto.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger