11:35

Lombinhos de Porco com Figos

Sempre gostei de ir às compras com os meus filhos. Há pais que detestam e acham complicado, mas para mim foi sempre uma forma de deixar os miúdos descobrirem novos ingredientes, conhecer peixes, cortes de carne, vegetais de diversas cores e feitios e acima de tudo, fazer uma coisa que muitas pessoas acham errado: escolher o que querem comer! Sim, eu desde que o meu filho fez 1 ano que o deixo escolher. Parece cedo? Não é. Dava-lhe 2 ingredientes a escolher e ele escolhia o que queria. Mais tarde, passou ele a escolher os ingredientes ao gosto dele sem interferência da minha parte.

Agora dizem vocês, "Se deixarmos os miúdos escolher, só comemos porcarias!". Não! Desde que os meus "bebés" começaram a comer que sempre comeram comida caseira. Primeiro comeram o que era bom, comida real, e mais tarde provaram aquelas porcarias de que todos têm medo. Sabem do que eles gostam mais? Da comida caseira! Não trocam nunca um prato caseiro (feito por mim ou não) por um hamburguer do Mac ou por uma pizza de compra. Claro que também os comemos, com conta peso e medida, isto é, raramente, mas nunca proibi os meus filhos de os comerem e ensinei-os a fazer as suas escolhas. Para terem um exemplo, a minha filha não gosta de brócolos, mas sabe que tem de comer verduras, por isso quando lhe aparece no prato, ela come, pouco, mas come, por vezes até é ela que sugere os brócolos, isto porque sabe que faz falta.

A vida é feita de escolhas. A escolhas que fazemos hoje afectarão a nossa vida amanhã, de uma forma mais séria ou menos séria, mas afectará sempre. A escolha que fizémos no que toca à educação alimentar afectou a vida dos meus filhos e agora eles sabem escolher sozinhos e fazer boas escolhas. E é dessas escolhas que saiu este prato. Fui às compras com o meu filho e juntos decidimos trazer dois lombinhos de porco. Juntos discutimos o tempero. E juntos decidimos. 

Ainda tinha alguns figos esquecidos na gaveta do frigorífico, e estava com pena de não os ter comido. Estavam murchos de maduro, mas estavam bons. Depois lembrámo-nos que figo e porco liga bem, juntando um resto de doce de figo caseiro e o novo vinagre de figo Oliveira da Serra, seria uma boa combinação. E é uma boa combinação! Fica doce e salgado ao mesmo tempo, a carne tenra e os figos assados ficam divinais.

Bem, resumindo, deixem os vossos filhos mexer, cheirar, provar novos ingredientes, sem stress, sem choros. Não gosta, tenta outro noutro dia. Volta a experimentar daqui a uns meses. O importante é incluir as crianças na elaboração dos menus familiares, fazer algumas vontades, incentivar algumas escolhas, elogiar essas escolhas e não criticar de forma negativa as más escolhas, porque todos nós as fazemos, mas aprender com elas.

Comam bem e divirtam-se!!!



 


LOMBINHOS DE PORCO COM FIGOS

Ingredientes (para 4 pessoas):

2 lombinhos de porco
2 colheres cheias de doce de figo
2 colheres de vinagre de figo Oliveira da Serra
1 dente de alho
5 raminhos de tomilho
3 colher de sopa de azeite
sal e pimenta preta qb
120ml de vinho branco
8 batatinhas pequenas para assar
1 batata doce
5 figos


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Num almofariz esmagar o dente de alho com sal grosso, pimenta pimenta preta em grão e as folhinhas do tomilho. Quando se obtiver uma pasta, junta-se 1 colher de sopa de azeite e moi-se mais um pouco. Adiciona-se o doce de figo e o vinagre de figo, e mistura-se.

Barra-se os lombinhos de porco com o tempero de figo preparado e colocam-se num tabuleiro grande.

Cortam-se as batatinhas ao meio, a batata doce em pedaços grandes e temperam-se com sal, pimenta e as restantes duas colheres de sopa de azeite. Dispõem-se as batatas à volta dos lombinhos de porco temperados.

Lavam-se e cortam-se os figos em quartos e dispõem-se por cima da carne e das batatas. Regar tudo com o vinho branco.

Leva-se o tabuleiro ao forno durante 35 a 45 minutos. Como o meu forno anda com problemas tenho dificuldade em controlar o tempo, mas o essencial é a carne estar dourada e se espetarem uma faca no centro, sair sucos transparentes. Se virem que a carne e/ou as batatas estão a queimar, mas ainda não estão assadas, colocar uma folha de alumínio por cima para proteger e retirar a 10 minutos de tirar o tabuleiro do forno.

Retira-se do forno, tapa-se com folha de alumínio e deixa-se repousar durante 10 minutos. Enquanto repousa, faz-se uma salada verde para acompanhar,  e já agora tempera-se com o vinagre de figo.

Cortar os lombinhos de porco em fatias de 1cm de grossura e servir com as batatas, figos assados e a salada.



2 comentários:

  1. Deve ser muito muito bom, adoro figos!!!
    Adorei, beijinhos.
    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/opecadomoraemcasa/

    ResponderEliminar
  2. Que óptima sugestão. É das minha frutas preferidas, tenho pena que não hajam todo o ano.

    Quanto à questão de levar os filhos às compras e deixá-los escolher os alimentos, não poderia estar de mais acordo contigo. É óptimo para eles, pois dá-lhes mais sensibilidade nas escolhas. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger