07:01

Salada de Cereja, Arroz e Laranja - Sexta-Feira Vegetariana

Quando chega à época da cereja, eu perco a cabeça e passo o dia a petiscar cerejas. É terrível! Eu oiço-as a chamar o meu nome e tenho de as comer.

Houve umas que conseguiram fugir de mim e eu fiz uma salada com elas. Pensavam que me fugiam, mas enganaram-se! Pronto, assim até pareço uma maluca...

Mas enfim! A salada! Adoro juntar frutas à minhas saladas, porque assim no fim da refeição salto logo para a sobremesa. Hehehehe estou a brincar. Gosto do doce que a fruta confere às saladas e por isso são sempre uma presença constante.

Esta salada tem tantos ingredientes deliciosos e é tão saciante, que não vai sobrar nem um bago de arroz.

 


SALADA DE CEREJA, ARROZ E LARANJA

Ingredientes:
3 mãos cheias de arroz para saladas Saludães
250g de abóbora em cubos
1 batata doce em cubos
1 beterraba grande em cubos
6 cogumelos cortados em quartos
3 raminhos de tomilho
1/2 colher de chá de cominhos
1/2 colher de chá de colorau fumado
sal e pimenta
azeite
2 laranjas
250g de brócolos cozidos
300g de cerejas
50g de amêndoa torrada
30g de sementes de girassol torradas

para a vinaigrette:
1 colher de sopa de melaço
125ml de azeite
50ml de vinagre
sal e pimenta a gosto


Preparação:

Aquece-se o forno a 200ºC e prepara-se um tabuleiro forrado com papel vegetal.

Coloca-se a beterraba, a batata doce, os cogumelos e a abóbora no tabuleiro e tempera-se com sal, pimenta, cominhos, colorau fumado e as folhas de tomilho. Rega-se com um fio de azeite e mistura-se tudo com as mãos. 

Leva-se ao forno até que os legumes estejam assados.

Entretanto coze-se o arroz em água com sal. Escorre-se e deixa-se arrefecer.

Lavam-se as cerejas e cortam-se ao meio, retirando o caroço.

Descascam-se as laranjas e cortam-se em gomos.

Quando todos os componentes da salada estiverem cozinhados e arrefecidos, juntam-se todos numa saladeira, não esquecendo os brócolos.

Colocam-se todos os ingredientes da vinaigrette num frasco, tapa-se e agita-se vigorosamente.

Polvilha-se com a amêndoa e as sementes de girassol, e serve-se com a vinaigrette.






1 comentário:

  1. Também gosto de fruta nas saladas, a cereja acho que nunca entrou nas minhas.
    Gostei da lista de ingredientes dessa salada, ficou bem colorida e com toda a certeza deliciosa.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger